Pesquisa

Cuidados no verão.

Com a entrada do Verão, os donos de Calopsitas devem ter preocupações redobradas com os efeitos do calor. De modo a poder proporcionar à sua ave um Verão mais fresco e confortável, enumeramos em seguida alguns cuidados que deverão ser tomados.

Controle de temperatura no interior da casa
Se possuir ar condicionado nunca coloque a sua ave próxima do ar fresco. As aves possuem uma capacidade natural de se adaptar a variações suaves de temperatura, no entanto caso fiquem muito expostas ao frio poderão adoecer. Programe o ar condicionado para uma temperatura ambiente normal e constante. Se você não tem ar condicionado e a sua casa é muito quente no Verão, há um conjunto de ações a tomar:
- Feche as cortinas em todas as divisões da casa mesmo àquelas onde a sua ave não se encontra; - Evite desenvolver atividades que produzam calor (cozinhar por ex.) nos períodos mais quentes do dia;
- Ao cair da noite, quando começa a baixar a temperatura, abra as janelas para que surja um leve corrente de ar que refresque a casa;
- Retire a cobertura da gaiola da sua ave para que haja alguma ventilação;
- Verifique várias vezes se a sua ave tem água fresca suficiente;
- Afaste a gaiola das janelas ou de locais que possam ser atingidos diretamente pelo sol.
Para tentar amenizar o calor as Calopsitas passam a maior parte do tempo com a boca aberta e com as asas abertas. Neste caso você deverá atuar de imediato, proporcionando um ambiente mais fresco garantido desta forma que a sua ave não fique desidratada. Se você perceber que o estado de sua Calopsita é crítico (que não reage, que a cor da urina é muito clara, etc.) ou se ficar na dúvida, não hesite em hipótese alguma de visitar imediatamente um veterinário de sua confiança.
Durante o verão, quando a temperatura aumenta o ambiente se torna extremamente propício ao aparecimento de bactérias e mosquitos. Neste sentido, os cuidados com a higiene e a alimentação de sua Calopsita deverão ser reforçados. Mantenha a gaiola sempre limpa (sem restos de comida ou dejetos) e jamais utilize produtos tóxicos.
Agindo deste modo você reduzirá drasticamente as chances da gaiola ser invadida por indesejáveis mosquitos e formigas. Outro grande cuidado que deverá ter é com a alimentação. Verifique sempre que os alimentos frescos estão devidamente lavados e em boas condições. Estes são apenas alguns dos vários cuidados que você deverá ter especialmente durante os dias quentes de Verão.
No entanto, dada à fragilidade e sensibilidade delas, recomenda-se uma observação permanente de sua amada Calopsita. Sempre que notar alguma reação ou comportamento estranho, recomendamos novamente uma visita imediata ao seu veterinário.

3 comentários:

  1. a minha caturra está doente parece que tem um problema cardiaco porque tem uma respiração muito rapida

    ResponderEliminar
  2. a minha caturra tem uma respiração muito profunda parece que tem um problema cardiaco

    ResponderEliminar
  3. Ola Soares... se vc acha que sua ave está com algum problema de saude, é melhor leva-la a um veterinario...
    Não se peca pelos cuidados... Faça isso.. Procure um veterinario que trate de aves silvestres ou exoticas e leve-o. Assim ficarás despreocupado.

    ResponderEliminar